Como foi o tour da fnam na Covilha e em Castelo Branco

Covilhã e Castelo Branco na rota do Tour da FNAM 24’

As etapas do Tour da FNAM em Castelo Branco e na Covilhã foram bastante participadas. Apesar do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) ter sido calorosamente recebido pelos médicos em ambos os locais, em Castelo Branco lamentamos a receção por parte do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) que empurrou o SMZC e os médicos para uma sala com condições inadequadas para a reunião.

Além disso, o CA da ULS de Castelo Branco também não confirmou ou propôs datas alternativas, para que a reunião do SMZC com os médicos pudesse ocorrer numa sala com condições dignas, tratando assim com absoluto desrespeito os médicos da ULS e os médicos dirigentes que fizeram centenas de quilómetros para poderem estar em Castelo Branco.

Este comportamento contrasta em absoluto com a receção pelo presidente do CA do Hospital da Covilhã, que não só nos recebeu, como proporcionou condições dignas, conforme estipulado pela Lei, para a reunião com os médicos.

A reunião com os médicos em Castelo Branco contou com médicos da área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e médicos Hospitalares, onde foram esclarecidas questões relativas à Dedicação Plena, horários e férias.

Abordamos ainda a violência sobre os médicos nas unidades dos CSP e modo de atuação perante tal, bem como o assédio moral e burnout que necessitam de esclarecimento, apoio e seguimento. Houve ainda espaço para a formação de internos, bastante participada, com o compromisso de a formação poder ser dada igualmente em plataforma digital, para conseguir chegar aos colegas que não conseguem estar presentes.

Por fim, foi possível a identificação de novos delegados sindicais, o que vai permitir a agilizar a resolução de problemas laborais, em estreita articulação com a Direção e serviço Jurídico do SMZC-FNAM.