A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disponibiliza um Fundo de Apoio à Formação Médica para apoiar os médicos internos na sua formação pós-graduada, nomeadamente na participação em congressos, cursos, workshops e estágios.
Para o ano de 2023, o valor total para o apoio é de 30 mil euros, divididos por trimestre. A segunda fase de candidaturas decorre até ao dia 31 de maio, para ações de formação a decorrer no 3.º trimestre de 2023.
Quem se pode candidatar
Podem candidatar-se todos os médicos internos associados dos sindicatos da FNAM – Sindicato dos Médicos do Norte, Sindicato dos Médicos da Zona Centro e Sindicato dos Médicos da Zona Sul –, desde que:
-
estejam em pleno gozo dos seus direitos, com as quotas em dia
-
estejam inscritos há pelo menos um ano
-
não recebam outra bolsa para a mesma formação.
Como se pode candidatar
Para se candidatar ao Fundo de Apoio à Formação Médica deve preencher o formulário de candidatura, identificando os seus dados, o estabelecimento de formação, a especialidade e o ano de internato. Terá de fundamentar a escolha da ação de formação, enviar o programa detalhado e o local da formação, e indicar o orçamento estimado.
Os pedidos serão analisados pela Comissão Nacional de Apoio à Formação da FNAM, seguindo os critérios de atribuição disponíveis no Regulamento do Fundo de Apoio.
Depois da ação de formação, o associado deve enviar ao seu Sindicato os respetivos recibos, o certificado de participação e um relatório da sua participação.
Calendário de candidaturas
-
Até 28 de fevereiro, para ações a decorrerem no 2.º trimestre de 2023 (abril a junho)
-
Até 31 de maio, para ações a decorrerem no 3.º trimestre de 2023 (julho a setembro)
-
Até 31 de agosto para atividades a decorrer no 4.º trimestre de 2023 (outubro a dezembro)
-
Até 30 de novembro para atividades a decorrer no 1.º trimestre de 2024 (janeiro a março).
Mais informações
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Fundo de Apoio à Formação Médica da FNAM.
Para obter mais informações, pode contactar o seu Sindicato ou a Comissão Nacional de Apoio à Formação por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..