Tour da FNAM nos Açores

Negociações urgentes para atrair e fixar mais médicos na Região Autónoma dos Açores

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) estiveram esta semana na Região Autónoma dos Açores, realizando no arquipélago as etapas do Tour da FNAM 2024, uma caravana de reuniões com médicos, no terreno, que pretenderam auscultar os seus problemas laborais.

Estivemos nas ilhas que a meteorologia permitiu visitar, e as que não foram possíveis, nomeadamente São Miguel, reagendaremos com a brevidade possível. No Pico reunimos com os médicos da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, e em simultâneo com médicos do Faial. Em Angra do Heroísmo estivemos com os colegas do Hospital do Santo Espírito e da Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

Depois de ouvirmos as preocupações dos médicos no terreno, identificámos que os médicos dos Açores estão a ficar para trás e a sair do Serviço Regional de Saúde (SRS) para o setor privado e emigração, ao contrário do que acontece na Região Autónoma da Madeira. Além disso, a maioria dos médicos já atingiram o limite legal anual do trabalho suplementar de 150 horas.

Por fim, cumprimentamos a recém empossada Secretária Geral da Saúde, Mónica Seidi, esperando que faça um mandado com bons resultados e que permitam valorizar, atrair e fixar médicos na região.

É fundamental que o SMZS-FNAM volte à mesa, para reiniciar negociações, para valorizar os médicos com um salário base justo para a sua diferenciação e responsabilidade, para melhorar as condições de trabalho, como a possibilidade de uma dedicação exclusiva ao SRS, opcional e devidamente majorada, para efetivar a progressão na carreira, além de medidas que compensem a insularidade, de forma a que a população açoreana tenha os melhores cuidados de saúde.