O Internato Médico constitui a pedra basilar da carreira médica e só uma formação médica especializada e claramente regulada permitirá manter e aspirar a melhorar a prestação de cuidados de saúde no nosso país.
A FNAM não deixará de reivindicar um Internato Médico que responda às necessidades previsíveis para o nosso país a médio e longo prazo, que assegure o acesso generalizado dos médicos recém-formados a todas as especialidades, com adequadas condições de formação, que dignifiquem e motivem os médicos internos e todos os trabalhadores médicos envolvidos na Formação Médica Especializada.
Neste enquadramento, os atuais Regime e Regulamento do Internato Médico, de 2018, não respondem às aspirações de internos e orientadores, deixando de fora muitas das medidas preconizadas pela FNAM, que lamenta a oportunidade perdida de implementar as medidas identificadas no seu caderno negocial aquando da última revisão destes documentos legais, aliás desencadeada pelos Sindicatos Médicos.
O presente Guia do Internato Médico pretende ser uma fonte de informação prática e clara para todos os médicos internos e para todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos na Formação Médica Especializada.
A Saúde é um dos pilares fundamentais do Estado Social e o nosso Serviço Nacional de Saúde tem sido, ao longo de 40 anos, um exemplo marcante e reconhecido internacionalmente, para tal contribuindo decisivamente uma Formação Médica Especializada de qualidade, fulcral para garantir cuidados de saúde de excelência.
Ler o Guia do Internato Médico