. FNAM - Comunicação e relação clínica - Formação online
Comunicação e relação clínica - Formação online

Comunicação e relação clínica - Formação online

DESTINATÁRIOS: Médicos

DATAS: 28, 30 setembro, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 outubro e 2 novembro de 2021

DURAÇÃO: 30 horas

HORÁRIO: Das 19h às 22h30, com um intervalo de 30 minutos

ENTIDADE PROMOTORA: Sindicato dos Médicos do Norte, Rua Faria Guimarães, 718, 3º, 4200-289 Porto
ENTIDADE FORMADORA: Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação Lda.
ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA nas áreas da Gestão e da Saúde pela DGERT

FORMADOR: Dr. Luís Machado
Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.

OBJETIVOS

  • Conhecer as diversas caraterísticas e especificidades da relação criada entre o profissional de saúde e o doente;
  • Desenvolver as competências de comunicação na relação clínica;
  • Compreender o impacto da satisfação e confiança do doente, na adesão terapêutica;
  • Identificar, desenvolver e saber utilizar técnicas relacionais como saber observar, saber comunicar, informar, identificar sentimentos e atuar adequadamente perante os mesmos;
  • Identificar o perfil individual de relacionamento clínico;
  • Desenvolver competências de comunicação empática com o doente.


PROGRAMA
I - Comunicação e Relação Clínica: Introdução
1. Conceitos, modelos e enquadramento
2. Aptidões e capacidades envolvidas no processo comunicacional
3. Condições básicas fundamentais para uma boa relação clínica
4. Os principais erros cometidos na relação clínica.

II – A Construção da Relação Clínica
1. A importância do fator humano
2. A teoria das relações humanas
3. As bases da relação

III – A Importância da Comunicação na Relação Clínica
1. Comunicação e perceção
2. Interação e desenvolvimento da relação
3. Vantagens de uma boa comunicação
4. Perigos da comunicação para a relação clínica

IV - Competências Clínicas de Comunicação
1. O perfil comunicacional do profissional de saúde
2. Estratégias comunicacionais empáticas e assertivas
3. A comunicação não verbal
4. Comportamentos fundamentais para uma boa comunicação

V – Relação Interpessoal: Barreiras e Estratégias
1. Barreiras na relação
§ A desconfiança
§ O tempo
§ Os erros de perceção
§ Os julgamentos e preconceitos
2. O conflito na relação
3. Formas de lidar com os conflitos
4. Estratégias para lidar com o conflito e outras barreiras na relação

VI - Lidar com Emoções
1. Tipos de emoções
2. Funções das emoções
3. Estratégias de gestão emocional na relação
4. O efeito das emoções no comportamento

VII - Entrevista Motivacional
1. Princípios da entrevista motivacional
2. O modelo de mudança e os princípios da entrevista motivacional
3. Estratégias para lidar com a resistência à mudança

REGRAS DE FUNCIONAMENTO ONLINE
- O formador estará em direto com os participantes realizando a formação através da plataforma ZOOM;
- Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras a definir pelo formador (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou na sessão subsequente;
- Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
- Esta formação é certificada.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Número máximo de participantes: 20
As inscrições serão consideradas pela ordem de chegada, dando prioridade aos sócios do SMN.
A inscrição inclui: Frequência do curso; Documentação; Certificado de participação – para quem solicitar, o curso pode incluir avaliação e respetiva nota no Certificado.

Sócios
120 € (com IVA já incluído a 23%) Não Sócios
160 € (com IVA já incluído a 23%)

Condições de pagamento:
O pagamento deverá ser efetuado até 5 dias antes da realização da Formação por transferência bancária para o SMN (IBAN - PT 5000 350 651 003 663 589 2619).

Para efetuar a sua inscrição:
Envie, por favor, a Ficha de Inscrição que se encontra em anexo para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
ou para o fax nº: 22 502 4447

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