A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) participou na Assembleia Geral (AG) da Federação Europeia de Médicos Assalariados (FEMS), que teve lugar em Palma de Maiorca, entre os dias 4 e 6 de maio. Em representação de Portugal, estiveram também delegados do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e da Ordem dos Médicos (OM).
A AG proporcionou uma partilha das atuais condições de trabalho dos médicos nos diferentes países europeus. Daqui sobressai que os médicos portugueses têm dos salários mais baixos da Europa, sendo os piores classificados quando se compara em termos de paridade de poder de compra. Consulte aqui os documentos desta assembleia, incluíndo o relatório sobre a situação em Portugal.
A FEMS está a fazer um levantamento das condições de trabalho dos médicos em diferentes vertentes. O objetivo é criar um retrato europeu e propor soluções para melhorar essas condições. A FEMS está também a trabalhar em recomendações para prevenir o burnout dos médicos.
A FNAM continuará a participar com os seus parceiros europeus no esforço conjunto para melhoria das condições de trabalho dos médicos e dos cuidados prestados a todos os cidadãos.