Saudação à nova direção da ANEM

Saudação à ANEM na Tomada de Posse Direção 2024

Em nome da FNAM cumprimentamos os representantes da ANEM, em especial a nova direção agora empossada e todos os estudantes de medicina.

É com grande alegria que apreciamos o crescente do associativismo juvenil e do associativismo médico, e o comprometimento das novas gerações com a defesa da profissão e do trabalho médico.

A FNAM através dos seus três sindicatos (Sindicato dos Médicos do Norte, da Zona Centro e Sul) converge a sua ação para a defesa unida e consistente do trabalho médico, com especial atenção à defesa e reforço do papel do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O SNS trouxe profundos ganhos em saúde e qualidade de vida para toda a população em Portugal. É um pilar da sociedade e da democracia, uma pedra angular das carreiras médicas, e consequentemente da formação médica. Num ano de duras batalhas pelo direito à saúde e ao trabalho com direitos no nosso serviço de saúde, recordamos que sem médicos diferenciados, motivados e dedicados ao SNS, não pode haver formação pré nem pós-graduada de qualidade, pois só a competência e disponibilidade dos mais graduados garante a capacidade formativa dos mais jovens, num círculo virtuoso que não pode ser quebrado.

A FNAM, e os sindicatos que a compõem, afirma-se neste fórum e a todo o momento como parceiros disponíveis, tanto no trabalho conjunto com as demais associações médicas, como (e sobretudo) no apoio a todos os projetos a que, com entusiasmo e motivação, se proponham os estudantes de medicina e os médicos internos.

Estabelecemos no último ano parcerias com a maioria das associações de estudantes, com inúmeras outras associações estudantis e associações de médicos internos, criando notáveis sinergias. Parcerias que muito nos aportaram e que desejamos fortalecer nos anos futuros.

Criamos ainda um Fundo de Apoio à Formação do Médico Interno dedicado a promover a formação médica pós-graduada de qualidade e que pode apoiar no presente ano todos os médicos a que a ele concorrem.

Desejamos toda a energia aos órgãos sociais agora empossados, e reafirmamos a nossa vontade de vos acompanhar no caminho que aqui se inicia.

Porto, 17 de dezembro de 2023

Alice Jeri - Conselho Nacional da FNAM